A balança rodoviária é vital para cuidar das estradas e para a segurança do tráfego. Ela usa vários sensores, no chão ou em estruturas acima, para checar o peso dos veículos pesados. Isso ajuda a certificar que eles não excedam o peso máximo que as regras de trânsito permitem.
Existem balanças fixas e que medem o peso em movimento. Ambas ajudam a fiscalizar o peso de forma eficaz. Esse controle faz com que o peso dos veículos esteja bem distribuído. Isso evita estragos no pavimento e ajuda a prevenir acidentes nas rodovias do Brasil.
Principais pontos a serem lembrados
- O sistema de pesagem é crucial para a manutenção do pavimento e a segurança nas estradas.
- A lei brasileira aumentou a tolerância de peso permitida para veículos pesados de 10% para 12,5% em 2021.
- Existem cerca de 110 postos de pesagem no Brasil, principalmente nas regiões Sudeste e Sul.
- A balança rodoviária pode suportar pesos entre 40 mil a 200 mil quilos, dependendo do modelo.
- O controle de peso ajuda a prevenir acidentes e reduzir danos ao pavimento.
Importância da Balança Rodoviária
Balanças rodoviárias são vitais para proteger as estradas e manter o transporte seguro. Elas seguem as Resoluções 210 e 211 do CONTRAN. Estas regras determinam o peso máximo que um caminhão pode levar. Isso ajuda a distribuir melhor a carga.
O controle de peso evita que veículos fiquem sobrecarregados. Isso previne danos às estradas. Também ajuda a diminuir custos com manutenção e combustível.
Usar balanças rodoviárias é essencial para evitar acidentes por excesso de peso. Com o sistema Guardian da Toledo do Brasil, é fácil achar problemas na pesagem. Este sistema também monitora a carga e evita fraudes. Ele ajuda a manter o transporte seguro, não deixando passar veículos com carga demais.
A implementação dessas balanças corta os custos de manutenção das estradas. Isso evita danos ao pavimento. Empresas de vários setores aproveitam as balanças rodoviárias. Elas melhoram a gestão de frotas e fazem o transporte mais seguro e eficaz. As balanças podem ser mecânicas ou eletrônicas. Cada tipo tem suas vantagens, mas ambos são importantes.
A balança rodoviária é essencial para a preservação das estradas e a segurança no transporte. Sua estrutura forte aguenta grandes cargas. Elas são cruciais para o transporte rodoviário.
Tipos de Balança Rodoviária: Fixa e em Movimento
Existem duas principais tipos de balanças rodoviárias: fixas e as que movem. Cada tipo é essencial para controlar cargas. Eles ajudam a seguir as regras e na verificação de peso.
Balança Fixa
Balanças rodoviárias fixas são muitos usadas em locais de fiscalização, como portos. Elas fazem a pesagem estática, exigindo que o veículo pare. Assim, é possível medir cada eixo e o peso total. No Brasil, o INMETRO certifica essas balanças, assegurando que as medições sejam corretas.
Esses equipamentos incluem plataformas e balanças de carregamento. Eles previnem o transporte de cargas acima do limite, evitando multas e danos às estradas.
Tipo de Balança | Localização Comum | Modo de Operação | Capacidade |
---|---|---|---|
Plataforma | Portos, Terminais | Pesagem Estática | Até 200.000 kg |
Balança de Carregamento | Terminais, Pontos de Controle | Pesagem Estática | Variada conforme modelo |
Balança em Movimento
As balanças rodoviárias móveis possibilitam a pesagem em movimento. Isso permite pesar o veículo sem que precise parar. Elas usam sensores modernos e câmeras para aferir o peso com exatidão.
Por serem fáceis de mover e instalar, essas balanças são ótimas para fiscalizações itinerantes. Medem cada eixo separadamente, identificando sobrepeso rapidamente.
A Coimma é a maior produtora de balanças da América Latina. Oferece balanças móveis, incluindo barras de pesagem, que proporcionam medições exatas em qualquer lugar.
Fabricante | Produto | Capacidade |
---|---|---|
Coimma | Balança Móvel | Até 200.000 kg |
Coimma | Barras de Pesagem | Conforme Modelo |
Como funciona a balança na rodovia?
O funcionamento da balança rodoviária é simples. Começa quando os sensores de pesagem no chão identificam o veículo. Na balança fixa, o motorista diminui a velocidade para ser pesado. Nas balanças em movimento, como a da BR-365, em Uberlândia-MG, o veículo é pesado sem parar.
Para pesar os caminhões em movimento, usa-se sensores precisos e câmeras inteligentes. Esse método permite que todos os veículos comerciais sejam verificados. Assim, elimina-se a necessidade de postos de pesagem tradicionais. A Ecovias do Cerrado quer colocar mais três balanças deste tipo até o final do próximo ano.
O sistema de pesagem em movimento torna a fiscalização mais eficiente. Faz parte do Sandbox da ANTT. Diminui o desgaste das rodovias e aumenta a segurança. Também assegura uma concorrência leal no transporte.
Em todas as balanças, os sensores checam o Peso Bruto Total (PBT). Isso garante que o peso por eixo não ultrapasse o limite. A primeira checagem é feita a 40 km/h. Já na balança de precisão, a velocidade é de 10 km/h.
Veja abaixo uma comparação entre a balança fixa e a balança em movimento:
Características | Balança Fixa | Balança em Movimento |
---|---|---|
Localização | Ponto específico na rodovia | Integrada ao pavimento da rodovia |
Velocidade dos veículos | 40 km/h na triagem, 10 km/h na precisão | Velocidade normal de trânsito |
Necessidade de parar | Sim | Não |
Eficiência na fiscalização | Boa | Alta |
Procedimentos de Pesagem de Veículos
O processo de pesagem dos veículos em estradas é crucial. Ele ajuda a seguir as regras de controle de cargas e segurança. Tudo começa com uma verificação inicial, e depois, se preciso, uma pesagem mais exata acontece.
Primeira Triagem
Durante a primeira checagem na estrada, os veículos são avisados para diminuir a velocidade. Eles passam por uma primeira pesagem. Esse passo ajuda a ver se há alguma coisa fora do normal no peso total ou nos limites de peso por eixo.
- O veículo é sinalizado para a primeira balança.
- Uma rápida checagem do peso total e dos limites de peso por eixo é feita.
- Veículos que estão ok podem continuar sua viagem.
- Veículos com possíveis problemas são mandados para a balança mais precisa.
Balança de Precisão
Se a primeira checagem mostrar problemas, o veículo vai para uma balança de precisão. Ele é pesado cuidadosamente, a uma velocidade reduzida. Essa balança tem sensores muito avançados e eletrônicos que garantem a precisão.
O sistema OWL da SIAMAC é um bom exemplo de automação. Ele usa sistemas de orientação ao motorista, controladores e coletores de dados. Tudo isso ajuda a tornar a pesagem mais eficiente e a evitar fraudes. Quando há excesso de carga, podem ser aplicadas multas ou ser necessário retirar parte da carga.
Componentes | Função |
---|---|
Sensores Estrain gauge | Medição de peso com alta precisão |
Sensores Piezoelétricos | Detecção de alterações de pressão |
Indicadores Digitais | Exibição precisa dos dados de peso |
Sistema OWL da SIAMAC | Automação e prevenção de fraudes |
Sensores de Posicionamento | Posicionamento correto do veículo |
Sistema de Orientação ao Motorista | Guiar o motorista durante o processo de pesagem |
Assim, mantém-se o controle das cargas. Isso evita danos às estradas e garante a segurança de todos que as utilizam.
Legislação e Normas Relacionadas
As regras sobre balanças rodoviárias e o peso dos veículos são definidas por resoluções do CONTRAN e pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Essas regras determinam limites de peso e permitem uma certa tolerância. Também definem multas para quem ultrapassa os limites.
Em 2021, a legislação de trânsito mudou. Agora, veículos até 50 toneladas podem ter até 5% de tolerância. Antes, a lei permitia 10% de tolerância por eixo, mas a Lei n° 14.229/21 aumentou para 12,5%. Essas alterações ajudam a manter as estradas seguras e preservar o asfalto. Também incentiva o transporte responsável.
É crucial que motoristas e transportadoras conheçam bem as regras de transporte de carga. Saber das leis ajuda as empresas a se organizarem melhor. Elas podem planejar as cargas, controlar o peso em tempo real e trabalhar junto com órgãos fiscalizadores como a PRF.
- Em rodovias com pedágio: a ANTT e PRF cuidam da fiscalização.
- Em rodovias sem pedágio: é tarefa do DNIT.
- Na cidade: a Secretaria de Transportes confere o cumprimento das normas.
Motoristas devem receber o vale-pedágio antes de viajar. Se houver problema, eles têm um ano para pedir uma compensação. Essa compensação pode ser o dobro do valor do frete.
Tipo de Veículo | Capacidade Máxima de Carga |
---|---|
Caminhão com Eixo Toco | 16 Toneladas |
Cavalo Trucado + Carreta LS | 48,5 Toneladas |
Cumprir a responsabilidade no transporte significa respeitar os limites de peso. Se passar do limite de 5%, a contagem é por eixo, com 12,5% de tolerância. Exceder esse valor leva a multas que aumentam conforme o excesso, especialmente se passar de 50%.
O Papel da ANTT e da Polícia Rodoviária
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) têm um papel chave. Eles cuidam da fiscalização do peso e das regras no transporte rodoviário. Seguindo a Lei n° 14.229/21, esses órgãos garantem que os veículos de carga não ultrapassem os limites de peso, aumentando a segurança nas estradas.
A ANTT verifica as estradas com pedágio e aplica multas se encontrar problemas. Já a Polícia Rodoviária Federal fica com as estradas federais sem pedágio. Ela é a responsável por aplicar as multas por excesso de peso. Esta fiscalização ajuda a proteger as estradas e manter todos seguros no trânsito.
Para fiscalizar o peso, são usadas balanças rodoviárias com tecnologia avançada. Elas medem o peso total e o peso por eixo do veículo. Segundo a Confederação de Transporte Nacional (CNT), muitos motoristas carregam até 31% a mais do que o permitido. Isso mostra a necessidade de uma fiscalização precisa e rigorosa.
As multas por levar carga demais são, geralmente, para as empresas transportadoras. Isso é baseado nas regras que responsabilizam esses transportadores pelos limites de peso. Veja abaixo uma tabela com os diferentes órgãos que aplicam as multas em várias situações:
Situação | Órgão Responsável pela Multa |
---|---|
Em Cidades | Secretaria de Transportes da Prefeitura |
Rodovias Estaduais | DER e Polícia Rodoviária Estadual |
Rodovias Federais sem Pedágio | Polícia Rodoviária Federal |
Rodovias Federais com Pedágio | ANTT e Polícia Rodoviária Federal |
Trabalhar juntos, a ANTT e a PRF são fundamentais para fazer valer as regras de peso. Eles asseguram um transporte rodoviário seguro e conforme às leis no Brasil.
Multas e Penalidades
As multas por excesso de peso em veículos nas estradas do Brasil são um problema sério. Elas podem levar a várias penalidades de trânsito. Desde 2021, a margem de tolerância para o peso aumentou de 10% para 12,5%. Isso é o que diz a nova lei. A Resolução 882 do Contran definiu esse novo limite para ônibus e caminhões, com 5% de margem de tolerância.
Segundo o artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro, passar do limite tolerado acarreta uma multa de R$195,23. E também a perda de 5 pontos na carteira de motorista. Essa violação é considerada infração grave. As multas se baseiam no quanto o peso excede e no seguinte das regras.
Fugir da balança, ou seja, não passar nas áreas de pesagem, é também uma falta grave. Ela rende multa de R$195,23 e mais 5 pontos perdidos na carteira. Quem paga pela evasão de balança é o motorista. Já as multas por excesso de peso podem ser cobradas da empresa de transporte ou de quem envia a carga.
Veja a seguir uma tabela que mostra os diferentes tipos de infrações e suas penalidades:
Tipo de Infração | Gravidade | Multa | Pontos na CNH | Responsável |
---|---|---|---|---|
Excesso de Peso | Grave | Baseado no peso excedente | 5 pontos | Transportador ou Expedidor |
Evasão de Balança | Grave | R$195,23 | 5 pontos | Motorista |
Empresas e motoristas devem ficar de olho na fiscalização em rodovias. É importante evitar a sobrecarga de veículos e problemas relacionados. A ANTT e a Polícia Rodoviária são fundamentais para fiscalizar e fazer valer essas regras. Elas garantem que o tráfego nas rodovias brasileiras seja seguro e siga as leis.
Conclusão
Este artigo mostrou como as balanças rodoviárias são fundamentais para o transporte. Elas garantem que as leis sejam seguidas e mantêm a segurança nas estradas. Com a fiscalização correta, podemos reduzir acidentes e melhorar a economia das transportadoras.
As multas por excesso de peso podem ser muito caras. Isso mostra o quanto é importante seguir as regras de peso. Investir em tecnologia e treinar os motoristas é essencial. Isso torna o transporte mais seguro e eficiente.
Novas leis permitem um pouco mais de peso por eixo, aumentando a tolerância para 12,5%. Isso faz com que seja ainda mais necessário conhecer bem as leis. Planejar com cuidado e agir de forma proativa ajuda a evitar multas. Assim, contribuímos para um transporte mais justo e sustentável no Brasil.