Normas de Pesagem e Legislação no Brasil

Entenda as Normas de Pesagem e Legislação no Brasil. Saiba como a regulamentação impacta o uso de balanças e a garantia de exatidão em medidas.

No Brasil, a Lei nº 14.229, de 2021, permite um adicional de 12,5% no peso por eixo em veículos de carga. Esse ajuste é parte das mudanças nas normas de pesagem. Essas mudanças têm grande importância para o transporte e as estradas do país. Regras para balanças buscam não só melhorar o transporte, mas também proteger as vias e garantir a segurança nas estradas.

Normas de Pesagem e Legislação no Brasil
Fonte: Freepik

Principais Pontos

  • Alterações na Lei nº 14.229 aumentaram a tolerância de peso transmitido por eixo para 12,5%.
  • Lei nº 7.408, de 1985, estabelecia a tolerância inicial de 5% no peso bruto total e transmitido por eixo.
  • Posteriormente, a Lei nº 13.103, de 2015, ajustou a tolerância para 5% no peso bruto total e 10% no peso bruto transmitido por eixo.
  • A legislação permite tolerâncias adicionais para veículos com peso bruto total igual ou inferior a 50 toneladas.
  • A regulamentação de pesos é essencial para a segurança e conservação das infraestruturas viárias brasileiras.

Introdução às Normas de Pesagem no Brasil

No Brasil, as normas de pesagem são vitais. Elas garantem medidas de peso precisas e uniformes. Isso afeta diretamente o comércio, a segurança nas vias e a manutenção de rodovias. A aplicação cuidadosa desses padrões e das regras para balançasé crucial.

Importância da regulamentação de pesos

Os padrões de pesagem e regulamentos de balanças definem limites de carga e regras de medição. Eles também orientam como verificar o peso dos veículos. Impedir sobrepeso nos veículos é central para preservar as estradas.

A fiscalização do peso evita desgaste rápido das rodovias e reduz acidentes. Assim, o transporte de cargas se torna mais seguro e eficiente.

  • O sobrepeso em caminhões pode resultar em multas de R$ 85,14 a R$ 191,54.
  • Existe uma tolerância de 12,5% por eixo, conforme legislação de 2021.
  • Controlar o peso ajuda a estender a vida das estradas e diminui os gastos com manutenção.

Histórico da legislação metrológica no Brasil

A lei de pesos no Brasil melhorou muito desde o começo. Começou com regras simples e evoluiu com a tecnologia. A Lei nº 7.408, de 1985, foi um marco que estabeleceu regras de fiscalização. Anos depois, a Resolução nº 258/07 do Contran detalhou mais as normas.

Recentemente, foram feitas mudanças como tolerâncias mais estritas e punições mais duras. Com isso, a fiscalização ficou mais efetiva. Isso ajuda no transporte seguro e bem equilibrado.

PeríodoLegislaçãoPrincipais Alterações
1985Lei nº 7.408Estabelecimento dos princípios básicos de fiscalização
2007Resolução nº 258/07Infrações pela ultrapassagem da Capacidade Máxima de Tração
2021Lei n° 14.229/21Tolerância de 12,5% por eixo para excesso de peso

As normas e regulamentos de pesagem no Brasil estão sempre em evolução. Eles respondem às necessidades do setor de transportes, focando sempre na segurança e eficiência.

Leis e Regulamentos Vigentes

No Brasil, a legislação metrológica e as normas legais de pesagem são muito importantes. Elas ajudam a controlar o transporte rodoviário de cargas. Com isso, garantem que o peso das cargas esteja certo, seguindo os limites. Isso traz mais segurança e eficiência nas estradas do país.

Lei nº 7.408, de 1985

A Lei nº 7.408, de 1985, define limites para o peso dos veículos. Estabelece uma margem de tolerância de 5% para o peso total. E de 12,5% para cada eixo do veículo. Assim, evita-se o excesso de peso que pode danificar as estradas. E ainda garante um transporte mais seguro.

Resolução nº 258/07 do Contran

A Resolução nº 258/07 do Contran reforçou as regras para pesagem de cargas. Trouxe mais detalhes sobre como deve ser o controle do peso dos veículos de carga. Isso melhorou bastante as práticas de pesagem pelo Brasil.

Atualizações e mudanças recentes

Foram feitas várias atualizações na legislação relacionada à pesagem de cargas. As mudanças incluíram novas regras do INMETRO. E também leis como a nº 13.703 de 2018, conhecida como Lei do Frete. Isso ajudou a organizar melhor o setor de transporte de cargas.

Lei/ResoluçãoDataPrincipais Pontos
Lei nº 7.4081985Tolerâncias de peso: 5% sobre peso bruto total, 12,5% por eixo
Resolução nº 258/072007Fortalece diretrizes e fiscalização da pesagem
Lei nº 13.7032018Estabelece políticas de pisos mínimos para o frete
Portaria DIMEL/INMETRO nº 4002024Autoriza uso opcional de máscara adesiva em instrumentos da família BK
Portaria INMETRO/MDIC nº 72024Propõe alteração da Portaria Inmetro nº 167
Portaria INMETRO/MDIC nº 22024Propõe Diretrizes Transversais do Programa Brasileiro de Etiquetagem

Normas de Pesagem e Legislação Aplicáveis

No Brasil, as normas de pesagem e a legislação de medidas controlam o peso dos veículos. Isso garante mais segurança nas rodovias. A Resolução nº 5.379, de 5 de julho de 2017, cria regras técnicas para equipamentos de Postos de Pesagem Veicular. Ela é muito importante para que esses postos funcionem bem.

A Resolução CONTRAN nº 459, de 29 de outubro de 2013, fala sobre usar Sistemas Automatizados para verificar peso e tamanho dos veículos sem precisar de uma autoridade de trânsito lá. Já a Resolução nº 547, de 19 de agosto de 2015, define como identificar quem infringiu a regra de excesso de peso e dimensões.

Tem também a balança rodoviária móvel, que é prática e eficaz. Permite fiscalizar veículos em vários lugares das rodovias. A Portaria DENATRAN nº 870, de 26 de outubro de 2010, diz quais são os requisitos mínimos para sistemas automáticos usados em fiscalizações.

Quanto às concessões, a Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, pede que o serviço oferecido seja adequado. Isso inclui ser regular, contínuo, eficiente, seguro e moderno. As resoluções ANTT nº 4.071, nº 11 de 2022 e nº 882 de 2021 regulam o uso das rodovias federais. Elas tornam necessário ter uma Autorização Especial de Trânsito para veículos grandes.

ResoluçãoDataDescrição
Resolução nº 5.3795 de julho de 2017Diretrizes para equipamentos de fiscalização de Postos de Pesagem Veicular
Resolução nº 45929 de outubro de 2013Uso de Sistemas Automatizados Integrados para aferição de peso e dimensões
Resolução nº 54719 de agosto de 2015Padronização do procedimento para identificação de infrator por excesso de peso e dimensões
Portaria nº 87026 de outubro de 2010Requisitos mínimos para sistemas de fiscalização automáticos não metrológicos

Com essas leis e o uso da balança móvel, a fiscalização nas estradas fica mais eficaz. Assim, contribui para a segurança e conservação das vias.

Tolerâncias Permitidas na Pesagem

É fundamental entender as regras de pesagem e as tolerâncias na pesagem. Isso garante o transporte de cargas dentro dos limites legais. No Brasil, cerca de 40% das multas são por excesso de peso. Isso mostra como é importante seguir estas normas. A legislação oferece diferentes tolerâncias de peso. Elas variam conforme os tipos de veículos e cargas.

Por veículo

A tolerância para caminhões de carga e ônibus de passageiros aumentou. Foi de 10% para 12,5%, segundo a Lei 14.229/21. Para veículos até 50 toneladas, é permitido 5% a mais no Peso Bruto Total (PBT). A tolerância de peso bruto total pode chegar a 45 toneladas. Porém, com fiscalização rígida, o limite é de 47.250 kg.

Por eixo

As regras de pesagem mudam conforme o eixo. Um eixo isolado de rodagem simples pode levar 6.000 kg, com tolerância para até 6.450 kg. Um eixo duplo, de entre eixos maior que 1,20 metros, pode carregar 13.500 kg, chegando a 14.520 kg com tolerância. Em 1999, a tolerância para sobrepeso por eixo aumentou de 5% para 7,5%. Isso mostra o reconhecimento das pequenas variações na carga.

Tipo de EixoCarga Permitida (kg)Tolerância (kg)
Eixo isolado de rodagem simples6.000 kg6.450 kg
Eixo duplo de rodagem dupla, suspensão tandem17.000 kg18.280 kg
Eixo triplo com suspensão tandem25.500 kg27.420 kg

Aplicar estas normas ajuda a garantir uma fiscalização justa. Evita o excesso de peso que ameaça a segurança nas estradas. Também previne danos nas vias.

Impactos das Normas de Pesagem no Transporte

As normas de pesagem são importantes para o transporte rodoviário no Brasil. Elas melhoram a segurança nas estradas e ajudam a cuidar das nossas vias. Com a aprovação da Lei 14.229, que permite mais peso por eixo, precisamos entender seus efeitos.

Benefícios para a segurança rodoviária

Respeitar os limites de peso evita muitos problemas. Veículos muito pesados podem falhar mais facilmente e demoram mais para parar. Especialistas dizem que manter o peso certo diminui os riscos de acidentes.

Isso aumenta a segurança. Além disso, cargas bem distribuídas evitam danos e atrasos. Isso economiza em manutenção e melhora a eficiência.

Efeitos na infraestrutura das vias

Caminhões pesados demais desgastam rapidamente as estradas. Isso obriga a fazer mais reparos e aumenta os custos. Contudo, estudos do Denatran mostram que um aumento de tolerância até 12,5% no peso afeta menos de 2% os custos de manutenção das vias.

Ser rigoroso com as normas de pesagem ajuda a preservar as rodovias. Estende a vida útil das estradas e melhora a qualidade para todos.

NormaMudançaImpacto
Lei 14.229/2021Aumento da tolerância de excesso de peso por eixo de 10% para 12,5%Redução na taxa de acidentes e melhor preservação das vias
Resolução nº 104/99Aumento da tolerância para o excesso de peso por eixo para 7,5%Maior flexibilidade no transporte e menor dano às infraestruturas
Código Brasileiro de TrânsitoRegulamentação do peso bruto e por eixoMaior eficiência no controle de cargas e prevenção de avarias em cargas

Conclusão

Seguir as normas de pesagem e a legislação no Brasil é essencial. Isso garante consistência e precisão em transações comerciais. Leis como a nº 7.408, de 1985 e a Resolução nº 258/07 do Contran são importantes. Elas definem regras para o transporte de cargas, aumentando a segurança nas estradas.

Essas regras consideram até que ponto a pesagem pode variar sem problemas. Por exemplo, a Resolução do Contran 882/2021 permite uma variação de 5% no peso dos veículos. E também uma variação de 12,5% no peso por eixo. Isso ajuda a evitar problemas mesmo com pequenas diferenças de peso, mantendo tudo legal e eficiente.

Seguir essas normas melhora muito a segurança nas estradas. Ajuda a evitar acidentes causados por carga excessiva e danos nas vias. Uma fiscalização rigorosa garante o equilíbrio entre a economia e a infraestrutura. Assim, o Brasil mostra seu compromisso com um transporte seguro, melhorando o tráfego e protegendo quem usa as estradas.