Entenda como funciona a Balança na Rodovia

Descubra como funciona a balança na rodovia e a importância da fiscalização de peso para a segurança e preservação das estradas.

A balança rodoviária é vital para cuidar das estradas e para a segurança do tráfego. Ela usa vários sensores, no chão ou em estruturas acima, para checar o peso dos veículos pesados. Isso ajuda a certificar que eles não excedam o peso máximo que as regras de trânsito permitem.

Existem balanças fixas e que medem o peso em movimento. Ambas ajudam a fiscalizar o peso de forma eficaz. Esse controle faz com que o peso dos veículos esteja bem distribuído. Isso evita estragos no pavimento e ajuda a prevenir acidentes nas rodovias do Brasil.

Entenda como funciona a Balança na Rodovia
Fonte: DER/PR

Principais pontos a serem lembrados

  • O sistema de pesagem é crucial para a manutenção do pavimento e a segurança nas estradas.
  • A lei brasileira aumentou a tolerância de peso permitida para veículos pesados de 10% para 12,5% em 2021.
  • Existem cerca de 110 postos de pesagem no Brasil, principalmente nas regiões Sudeste e Sul.
  • A balança rodoviária pode suportar pesos entre 40 mil a 200 mil quilos, dependendo do modelo.
  • O controle de peso ajuda a prevenir acidentes e reduzir danos ao pavimento.

Importância da Balança Rodoviária

Balanças rodoviárias são vitais para proteger as estradas e manter o transporte seguro. Elas seguem as Resoluções 210 e 211 do CONTRAN. Estas regras determinam o peso máximo que um caminhão pode levar. Isso ajuda a distribuir melhor a carga.

O controle de peso evita que veículos fiquem sobrecarregados. Isso previne danos às estradas. Também ajuda a diminuir custos com manutenção e combustível.

Usar balanças rodoviárias é essencial para evitar acidentes por excesso de peso. Com o sistema Guardian da Toledo do Brasil, é fácil achar problemas na pesagem. Este sistema também monitora a carga e evita fraudes. Ele ajuda a manter o transporte seguro, não deixando passar veículos com carga demais.

A implementação dessas balanças corta os custos de manutenção das estradas. Isso evita danos ao pavimento. Empresas de vários setores aproveitam as balanças rodoviárias. Elas melhoram a gestão de frotas e fazem o transporte mais seguro e eficaz. As balanças podem ser mecânicas ou eletrônicas. Cada tipo tem suas vantagens, mas ambos são importantes.

A balança rodoviária é essencial para a preservação das estradas e a segurança no transporte. Sua estrutura forte aguenta grandes cargas. Elas são cruciais para o transporte rodoviário.

Tipos de Balança Rodoviária: Fixa e em Movimento

Existem duas principais tipos de balanças rodoviárias: fixas e as que movem. Cada tipo é essencial para controlar cargas. Eles ajudam a seguir as regras e na verificação de peso.

Balança Fixa

Balanças rodoviárias fixas são muitos usadas em locais de fiscalização, como portos. Elas fazem a pesagem estática, exigindo que o veículo pare. Assim, é possível medir cada eixo e o peso total. No Brasil, o INMETRO certifica essas balanças, assegurando que as medições sejam corretas.

Esses equipamentos incluem plataformas e balanças de carregamento. Eles previnem o transporte de cargas acima do limite, evitando multas e danos às estradas.

Tipo de BalançaLocalização ComumModo de OperaçãoCapacidade
PlataformaPortos, TerminaisPesagem EstáticaAté 200.000 kg
Balança de CarregamentoTerminais, Pontos de ControlePesagem EstáticaVariada conforme modelo

Balança em Movimento

As balanças rodoviárias móveis possibilitam a pesagem em movimento. Isso permite pesar o veículo sem que precise parar. Elas usam sensores modernos e câmeras para aferir o peso com exatidão.

Por serem fáceis de mover e instalar, essas balanças são ótimas para fiscalizações itinerantes. Medem cada eixo separadamente, identificando sobrepeso rapidamente.

A Coimma é a maior produtora de balanças da América Latina. Oferece balanças móveis, incluindo barras de pesagem, que proporcionam medições exatas em qualquer lugar.

FabricanteProdutoCapacidade
CoimmaBalança MóvelAté 200.000 kg
CoimmaBarras de PesagemConforme Modelo

Como funciona a balança na rodovia?

O funcionamento da balança rodoviária é simples. Começa quando os sensores de pesagem no chão identificam o veículo. Na balança fixa, o motorista diminui a velocidade para ser pesado. Nas balanças em movimento, como a da BR-365, em Uberlândia-MG, o veículo é pesado sem parar.

Para pesar os caminhões em movimento, usa-se sensores precisos e câmeras inteligentes. Esse método permite que todos os veículos comerciais sejam verificados. Assim, elimina-se a necessidade de postos de pesagem tradicionais. A Ecovias do Cerrado quer colocar mais três balanças deste tipo até o final do próximo ano.

O sistema de pesagem em movimento torna a fiscalização mais eficiente. Faz parte do Sandbox da ANTT. Diminui o desgaste das rodovias e aumenta a segurança. Também assegura uma concorrência leal no transporte.

Em todas as balanças, os sensores checam o Peso Bruto Total (PBT). Isso garante que o peso por eixo não ultrapasse o limite. A primeira checagem é feita a 40 km/h. Já na balança de precisão, a velocidade é de 10 km/h.

Veja abaixo uma comparação entre a balança fixa e a balança em movimento:

CaracterísticasBalança FixaBalança em Movimento
LocalizaçãoPonto específico na rodoviaIntegrada ao pavimento da rodovia
Velocidade dos veículos40 km/h na triagem, 10 km/h na precisãoVelocidade normal de trânsito
Necessidade de pararSimNão
Eficiência na fiscalizaçãoBoaAlta

Procedimentos de Pesagem de Veículos

O processo de pesagem dos veículos em estradas é crucial. Ele ajuda a seguir as regras de controle de cargas e segurança. Tudo começa com uma verificação inicial, e depois, se preciso, uma pesagem mais exata acontece.

Primeira Triagem

Durante a primeira checagem na estrada, os veículos são avisados para diminuir a velocidade. Eles passam por uma primeira pesagem. Esse passo ajuda a ver se há alguma coisa fora do normal no peso total ou nos limites de peso por eixo.

  1. O veículo é sinalizado para a primeira balança.
  2. Uma rápida checagem do peso total e dos limites de peso por eixo é feita.
  3. Veículos que estão ok podem continuar sua viagem.
  4. Veículos com possíveis problemas são mandados para a balança mais precisa.

Balança de Precisão

Se a primeira checagem mostrar problemas, o veículo vai para uma balança de precisão. Ele é pesado cuidadosamente, a uma velocidade reduzida. Essa balança tem sensores muito avançados e eletrônicos que garantem a precisão.

O sistema OWL da SIAMAC é um bom exemplo de automação. Ele usa sistemas de orientação ao motorista, controladores e coletores de dados. Tudo isso ajuda a tornar a pesagem mais eficiente e a evitar fraudes. Quando há excesso de carga, podem ser aplicadas multas ou ser necessário retirar parte da carga.

ComponentesFunção
Sensores Estrain gaugeMedição de peso com alta precisão
Sensores PiezoelétricosDetecção de alterações de pressão
Indicadores DigitaisExibição precisa dos dados de peso
Sistema OWL da SIAMACAutomação e prevenção de fraudes
Sensores de PosicionamentoPosicionamento correto do veículo
Sistema de Orientação ao MotoristaGuiar o motorista durante o processo de pesagem

Assim, mantém-se o controle das cargas. Isso evita danos às estradas e garante a segurança de todos que as utilizam.

Legislação e Normas Relacionadas

As regras sobre balanças rodoviárias e o peso dos veículos são definidas por resoluções do CONTRAN e pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Essas regras determinam limites de peso e permitem uma certa tolerância. Também definem multas para quem ultrapassa os limites.

Em 2021, a legislação de trânsito mudou. Agora, veículos até 50 toneladas podem ter até 5% de tolerância. Antes, a lei permitia 10% de tolerância por eixo, mas a Lei n° 14.229/21 aumentou para 12,5%. Essas alterações ajudam a manter as estradas seguras e preservar o asfalto. Também incentiva o transporte responsável.

É crucial que motoristas e transportadoras conheçam bem as regras de transporte de carga. Saber das leis ajuda as empresas a se organizarem melhor. Elas podem planejar as cargas, controlar o peso em tempo real e trabalhar junto com órgãos fiscalizadores como a PRF.

  • Em rodovias com pedágio: a ANTT e PRF cuidam da fiscalização.
  • Em rodovias sem pedágio: é tarefa do DNIT.
  • Na cidade: a Secretaria de Transportes confere o cumprimento das normas.

Motoristas devem receber o vale-pedágio antes de viajar. Se houver problema, eles têm um ano para pedir uma compensação. Essa compensação pode ser o dobro do valor do frete.

Tipo de VeículoCapacidade Máxima de Carga
Caminhão com Eixo Toco16 Toneladas
Cavalo Trucado + Carreta LS48,5 Toneladas

Cumprir a responsabilidade no transporte significa respeitar os limites de peso. Se passar do limite de 5%, a contagem é por eixo, com 12,5% de tolerância. Exceder esse valor leva a multas que aumentam conforme o excesso, especialmente se passar de 50%.

O Papel da ANTT e da Polícia Rodoviária

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) têm um papel chave. Eles cuidam da fiscalização do peso e das regras no transporte rodoviário. Seguindo a Lei n° 14.229/21, esses órgãos garantem que os veículos de carga não ultrapassem os limites de peso, aumentando a segurança nas estradas.

A ANTT verifica as estradas com pedágio e aplica multas se encontrar problemas. Já a Polícia Rodoviária Federal fica com as estradas federais sem pedágio. Ela é a responsável por aplicar as multas por excesso de peso. Esta fiscalização ajuda a proteger as estradas e manter todos seguros no trânsito.

Para fiscalizar o peso, são usadas balanças rodoviárias com tecnologia avançada. Elas medem o peso total e o peso por eixo do veículo. Segundo a Confederação de Transporte Nacional (CNT), muitos motoristas carregam até 31% a mais do que o permitido. Isso mostra a necessidade de uma fiscalização precisa e rigorosa.

As multas por levar carga demais são, geralmente, para as empresas transportadoras. Isso é baseado nas regras que responsabilizam esses transportadores pelos limites de peso. Veja abaixo uma tabela com os diferentes órgãos que aplicam as multas em várias situações:

SituaçãoÓrgão Responsável pela Multa
Em CidadesSecretaria de Transportes da Prefeitura
Rodovias EstaduaisDER e Polícia Rodoviária Estadual
Rodovias Federais sem PedágioPolícia Rodoviária Federal
Rodovias Federais com PedágioANTT e Polícia Rodoviária Federal

Trabalhar juntos, a ANTT e a PRF são fundamentais para fazer valer as regras de peso. Eles asseguram um transporte rodoviário seguro e conforme às leis no Brasil.

Multas e Penalidades

As multas por excesso de peso em veículos nas estradas do Brasil são um problema sério. Elas podem levar a várias penalidades de trânsito. Desde 2021, a margem de tolerância para o peso aumentou de 10% para 12,5%. Isso é o que diz a nova lei. A Resolução 882 do Contran definiu esse novo limite para ônibus e caminhões, com 5% de margem de tolerância.

Segundo o artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro, passar do limite tolerado acarreta uma multa de R$195,23. E também a perda de 5 pontos na carteira de motorista. Essa violação é considerada infração grave. As multas se baseiam no quanto o peso excede e no seguinte das regras.

Fugir da balança, ou seja, não passar nas áreas de pesagem, é também uma falta grave. Ela rende multa de R$195,23 e mais 5 pontos perdidos na carteira. Quem paga pela evasão de balança é o motorista. Já as multas por excesso de peso podem ser cobradas da empresa de transporte ou de quem envia a carga.

Veja a seguir uma tabela que mostra os diferentes tipos de infrações e suas penalidades:

Tipo de InfraçãoGravidadeMultaPontos na CNHResponsável
Excesso de PesoGraveBaseado no peso excedente5 pontosTransportador ou Expedidor
Evasão de BalançaGraveR$195,235 pontosMotorista

Empresas e motoristas devem ficar de olho na fiscalização em rodovias. É importante evitar a sobrecarga de veículos e problemas relacionados. A ANTT e a Polícia Rodoviária são fundamentais para fiscalizar e fazer valer essas regras. Elas garantem que o tráfego nas rodovias brasileiras seja seguro e siga as leis.

Conclusão

Este artigo mostrou como as balanças rodoviárias são fundamentais para o transporte. Elas garantem que as leis sejam seguidas e mantêm a segurança nas estradas. Com a fiscalização correta, podemos reduzir acidentes e melhorar a economia das transportadoras.

As multas por excesso de peso podem ser muito caras. Isso mostra o quanto é importante seguir as regras de peso. Investir em tecnologia e treinar os motoristas é essencial. Isso torna o transporte mais seguro e eficiente.

Novas leis permitem um pouco mais de peso por eixo, aumentando a tolerância para 12,5%. Isso faz com que seja ainda mais necessário conhecer bem as leis. Planejar com cuidado e agir de forma proativa ajuda a evitar multas. Assim, contribuímos para um transporte mais justo e sustentável no Brasil.